Voltar ao topo

Resseguro: Missão Londres / Dublin- Realização: FenaSeg

03/09/2008 até 05/09/2008
Londres (Inglaterra) e Dublin (Irlanda)

Segundo o presidente eleito da Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), João Elisio Ferraz de Campos, a viagem da missão brasileira de seguros e resseguro a Londres (Inglaterra) e a Dublin (Irlanda) foi bastante proveitosa. “Cumprimos com o nosso objetivo de conhecer com mais detalhes as experiências desses dois mercados e também de levar informações sobre o setor de seguros e resseguro do Brasil. Só para se ter uma idéia da dimensão do mercado de Dublin, cidade com apenas dois milhões de habitantes, seu volume de prêmios anual é de 22 billhões de euros, quase o mesmo produzido pelo Lloyd’s”, um dos maiores centros de resseguro do mundo” diz João Elísio.

Além do presidente da CNSeg, também integraram a delegação brasileira o secretário de Finanças do Estado do Rio de Janeiro, Joaquim Levy, o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) Murilo Chaim, o presidente da Associação Brasileira de Empresas e Corretores de Seguros (Abecor Re), Carlos Alberto Protásio, o diretor executivo da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos, A diretora da Fenaseg, Maria Elena Bidino, e o diretor do Lloyd´s Brazil, Marco Antonio de Simas Castro.

A missão cumpriu uma agenda de reuniões e visitas a entidades e empresas. Em Londres, no dia 4 de setembro, os brasileiros estiveram no International Underwriting Association (IUA), onde foram recebidos pelo presidente da entidade, por David Matchan. Na ocasião, foram apresentadas palestras sobre o seguro e resseguro brasileiro, no que diz respeito ao potencial de mercado e de negócios, a regulação de resseguro, e sobre a economia do Estado do Rio de Janeiro, esta ministrada pelo Secretário Joaquim Levy . Mais de 80 participaram do evento.

Também foi feita visita ao Lloyd’s, durante a qual foram abordados temas de interesse comum, entre eles, processo e negócios e a reforma do mercado londrino.

Em Dublin, a delegação se reuniu com a presidente do Dublin Insurance & Management Association (a federação de seguradoras irlandesa), Sarah Goddard, e executivos de seguradoras associadas. E visitou o Financial Regulador, para conhecer de parto o funcionamento do órgão regulador do setor. Acompanhando o Secretário Joaquim Levy, os brasileiros visitaram o Docklands Development Authorith, zona portuária, onde está localizado o centro finanças e seguro de Dublin E o Industrial Development Agency (IDA), agência de fomento ao desenvolvimento da atividade industrial na Irlanda.

Lá, foram informados das medidas tomadas pelo governo para atrair investimentos externos, como, por exemplo, a de redução da carga tributária das seguradoras de 38% para 12,5%/ano, resultante de negociação feita com a Comunidade Européia. Outra, foi o aumento dos investimentos em qualificação profissional do mercado. Segundo Joquim Levy, o governo do Rio de Janeiro tem grande interesse nesta experiência, tendo em vista o projeto do governador Sergio Cabral de instalar no Rio de Janeiro um centro internacional de seguro e resseguro.