Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos presidenciáveis 2018 são apresentadas pela CNseg em coletiva de imprensa

03 de Outubro de 2018

Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos presidenciáveis 2018 são apresentadas pela CNseg em coletiva de imprensa

Evento ocorreu em 3 de outubro, no Rio de Janeiro

title Da esquerda para a direita: o diretor Técnico da CNseg, Alexandre Leal; o presidente da CNseg, Marcio Coriolano; o presidente da FenaPrevi, Edson Franco; a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, e o diretor Executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa

A CNseg realizou na manhã desta quarta-feira, dia 3, em sua sede, no Rio de Janeiro, uma coletiva de imprensa para apresentar o trabalho "Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos Presidenciáveis 2018".

O documento, desenvolvido pela Confederação das Seguradoras e as Federações que a compõe, tem o objetivo de destacar, por meio de propostas concretas, a significativa contribuição que o setor segurador pode dar para a superação dos desafios do novo Governo e do novo Congresso Nacional.

title
O presidente da CNseg, Marcio Coriolano

De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “a proposta tem o objetivo de colocar os seguros no centro das políticas públicas, avançando na modernização produtiva do setor”. Ele também lembrou que as 22 propostas apresentadas já se relacionam a normativos e projetos de lei já existentes, além de já terem sido bastante discutidos em câmaras técnicas e outros fóruns.

Entre as contribuições do mercado segurador para a sociedade apontadas na publicação está sua capacidade de desonerar o orçamento do Estado pela oferta e manutenção de produtos com coberturas assistenciais complementares, como os planos de saúde privados e os planos de previdência complementar aberta, com forte potencial de amparo à agenda nacional de reformas estruturais.

title
O diretor Técnico da CNseg, Alexandre Leal

Em relação aos seguros inclusivos, voltados à população de mais baixa renda, o diretor Técnico da CNseg, Alexandre Leal, representando o presidente da FenSeg, João Francisco, defendeu alguns incrementos na regulação da Susep que permitam a comercialização dos produtos relacionados nos mesmos canais utilizados pelo mercado financeiro, além de isenção de IOF e de outros tributos.

title
A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes

“O principal dilema da saúde suplementar é a escalada dos custos e a incapacidade da população de arcar com os mesmos”, afirmou a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes. Para lidar com esse problema, ela defende a regulamentação do PreviSaúde, que seria um produto de previdência de longo prazo para ajudar a arcar com os custos da saúde no momento da aposentadoria, quando a renda do indivíduo costuma ser reduzida, mas os gastos com a saúde tendendo a aumentar. E, segundo o presidente da FenaPrevi, Edson Franco, “o PreviSaúde tem forte apelo social, principalmente para uma população que envelhece, como a brasileira”.

title
O presidente da FenaPrevi, Edson Franco

Edson Franco também abordou o Seguro de Vida Universal, que é uma mistura de cobertura de risco com acumulação, e já possui uma norma específica. O setor defende, porém, uma complementação da regulação infralegal para poder iniciar a comercialização do produto.

title
O diretor Executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa

As propostas do setor para os presidenciáveis também contemplam o segmento de capitalização. De acordo com o diretor-Executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, representando o presidente da Federação Nacional de Capitalização, Marcos Renato Coltri, “novos produtos de capitalização podem promover a elevação aos índices de poupança interna e ampliar os benefícios oferecidos pelos títulos de capitalização”. Entre esses produtos, o de filantropia premiada, que permitiria que a pessoa doasse os recursos acumulados no plano de capitalização para alguma entidade beneficente.

 

>> Leia a íntegra das Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos Presidenciáveis - 2018

>> Leia o Sumário Executivo

>> Leia o release enviado à imprensa

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | FenSeg | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777