- Início
- Notícias institucionais
- FenSeg prestigia lançamento da Agenda Jurídica do Mercado Segurador

Evento • 08/04/2025
FenSeg prestigia lançamento da Agenda Jurídica do Mercado Segurador
A FenSeg participou, na última segunda-feira, 7, do lançamento da nova edição da Agenda Jurídica do Mercado Segurador, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo. A nova publicação traz o acréscimo de oito processos e o encerramento de 23, o que representa mais de 50% dos casos da edição anterior.
Na ocasião aconteceu, também, o anúncio do lançamento do livro “Lei de Seguros Interpretada - Lei 15.040/2024 - Artigo por Artigo”, que ocorrerá dia 15 de abril, em São Paulo, e 8 de maio, no Rio de Janeiro. O diretor executivo da FenSeg aproveitou para cumprimentar Glauce Carvalhal, diretora Jurídica da CNseg, ao lado da diretora executiva da Fenaprevi, Beatriz Herranz. Carvalhal coordenou a obra, em parceria com a professora Angelica Carlini, e a colaboração de mais de 70 advogados e profissionais do setor.
>Clique aqui para baixar a nova edição da Agenda.
Durante a mesa de abertura do evento, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, ressaltou que, embora o documento revele a estratégia e o posicionamento da entidade, ele demonstra grande transparência. “É um exercício puro da mais clara democracia, a qual considero um dos valores mais nobres que a sociedade conseguiu desenvolver ao longo de milênios.”
O presidente da CNseg enfatizou ainda que o setor segurador tem cumprido seu papel de pagar indenizações aos segurados, desembolsando, somente em 2024, cerca de R$ 500 bilhões. Além disso, foram pagos aproximadamente R$ 70 bilhões em impostos, sem contar a geração de empregos. Ou seja, “as empresas de seguros são atores importantes na economia brasileira.”
Na classificação por temas, causas cíveis e regulatórias respondem por 58% dos processos, totalizando 35. Em seguida, aparecem ações sobre temas tributários e processuais, que somam 14 e representam 23%. Os temas administrativos e previdenciários correspondem a 5% cada, enquanto trânsito, consumidor e constitucional fecham com 3% cada.
A publicação detalha, de forma segmentada, as ações em que a CNseg atua diretamente e apresenta, de maneira clara, os impactos dessas disputas jurídicas, com especial ênfase nos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Agenda Jurídica do Mercado Segurador 2025 não apenas busca esclarecer essa atuação, mas também evidencia a importância estratégica das ações jurídicas da CNseg, que visam proteger os interesses do setor segurador diante de desafios legislativos, executivos e judiciais cada vez mais complexos.
Evento
FenSeg participa do 13º Congresso Jurídico da Construção
Evento
FenSeg participa da 2ª edição do Agro Horizonte, em Brasília
Evento
Nova Lei de Seguros exige cautela na interpretação do agravamento de risco, alerta FenSeg
Evento
FenSeg reúne reguladores e setor de transporte para debater novas regras do seguro de carga
Compartilhar